Barra do Governo Federal
-->

Notícias

Regionais de Ensino são orientadas sobre segunda edição de curso voltado a membros dos colegiados escolares

A Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional (DGDC), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizou na manhã desta terça-feira (14/07) uma videoconferência com representantes de 13 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O objetivo foi repassar orientações sobre a segunda edição do Curso de Formação de Conselheiros/Colegiados Escolares.

Destinado aos membros dos Colegiados Escolares de escolas estaduais, o curso tem como objetivo estimular e fortalecer a participação dos conselheiros escolares na gestão democrática da escola. Ele possui carga horária de 40 horas, sendo 28 horas a distância e 12 horas presenciais distribuídas em três encontros. A tutoria é desempenhada por técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) que atuam na equipe do Colegiado Escolar e o papel de articulador é exercido por analistas da DGDC.

Regionais de Ensino são orientadas sobre segunda edição de curso voltado a membros dos colegiados escolares

O curso é uma parceria entre a Secretaria e o Ministério da Educação e deverá contemplar cerca de dois mil membros dos Colegiados Escolares. O diretor da DGDC, Paulo Henrique Rodrigues, destaca a importância da participação dos membros dos colegiados na capacitação. “A principal finalidade é o fortalecimento da gestão democrática das escolas. O colegiado é um instrumento importante nesse aspecto democrático, e instrumentalizar os conselheiros é uma forma de fortalecer a gestão”, ressalta.

Essa é a segunda edição do curso. Na primeira, realizada em 2014, participaram membros dos colegiados de nove regionais. Nessa edição, participarão membros dos colegiados das seguintes Superintendências: Curvelo, Teófilo Otoni, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães, Carangola, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá. O curso terá início no mês de setembro.

Fonte:
SEE - Secretaria de Educação de Minas Gerais